Páginas

terça-feira, 21 de setembro de 2010

Sobre o Veganismo: Por que ser Vegan?

Diversas vezes em nosso cotidiano, ouvimos palavras como: sustentabilidade, biodiversidade, ecossistema em equilíbrio... mas , afinal, o que fazemos no dia a dia que reflete nisso tudo?
Primeiramente, temos que nos lembrar onde moramos, de onde viemos e para onde vamos (biologicamente falando). Em segundo lugar, para toda ação, existe uma reação. Vide http://pt.wikipedia.org/wiki/Terceira_lei_de_Newton  , as vezes, no mesmo "nível" aparente de impacto, mas, a maioria das vezes, muito mais "explosiva" do que esperamos, pois o seres humanos têm uma péssima mania de achar que são seres "azarados", mas sinto informar que não. O problema é que as pessoas fazem coisas erradas e esperam algo bom em troca.
O desinteresse e falta de precaução por parte do agente, desencadeia esssa reação "inesperada" ou indesejada.
Todas as coisas ficam muito mais fáceis quando pensadas e planejadas antecipadamente, quando todos pensam no futuro, e não só no presente, pois o presente é só um reflexo dos erros do passado (ou acertos!).

Darei um simples exemplo, problema uniglobal: No amor, geralmente as pessoas só dão valor à pessoa amada quando perdem esta, ou depois de uma tremenda decepção. Mas, porque não pensar nas consequências antes de persistir no erro?
A verdade é que, tudo é muito mais simples do que imaginamos, quando usamos a inteligência associada com o coração.

Hoje infelizmente, vivemos em um mundo insustentável, num sistema nojento chamado capitalismo, onde as pessoas só não consomem a própria mãe porque está escrito em um livro que não pode porque é pecado. Um mundo em que as pessoas não tem Valor pelo que são, mas sim pelo que compram, pelo que possuem.









Desde a revolução industrial, pessoas não passam de números, não são mais pessoas, e sim robôs, máquinas de trabalho para empresas privadas e do Estado.
E com essa INvolução, esquecemos de que a fonte da Vida uma hora se esgotará, e viveremos na idade da pedra novamente, só que SEM recurso algum.

Garanto que você leitor, sabia ou pelo menos fazia idéia de que os recursos do nosso planeta são finitos, certo? Mas... e aí? Do que adianta saber, e não fazer nada para mudar?
" O que você sabe não têm Valor. O Valor está no que você faz com o que sabe"Bruce Lee

Finalmente entrando no assunto Veganismo, falarei agora de um dos maiores problemas ambientais do mundo, se não O MAIOR, A PECUÁRIA.
Essa carnificina horrenda e desnecessária para a alimentação chamada pecuária,além de abater, anualmente, com todos os requintes de crueldade: 13 milhões de bois, 10 milhões de porcos e 943 milhões de aves (Dados publicados pela Revista Veja de 18 de Março de 1992), é a principal causa do desmatamento de florestas no mundo, inclusive na Amazônia.






Este excelente documentário feito pelo instituto Nina Rosa dispensa comentários, mas enfatizando, você sabia que para cada kilo de carne, são necessários 15.000 litros d´água?
Eu vou repetir: QUINZE MIL LITROS DE ÁGUA PARA CADA KILO DE CARNE BOVINA.
E você aí na sua casa, depois de uma churrascada sangrenta, vai escovar os dentes e acha que fechar bem a torneira vai ajudar a economizar água, né, Homer Simpson?? rs...rs...rs...
Na verdade, não é para rir, é pra chorar mesmo... e muito.

Agora, abordarei o tema saúde.



Mas aí, sempre tem aquele Homer Simpson que chega em você, querido amigo VEGetariANO, e pergunta:
- Ai, você é vegan? Nossa, então você não come NADA.
...
...
...
...
(contar até dez e respirar fundo ajuda a acalmar)
...
...
...
ÔM, ÔM, ÔM

Aí nós respondemos: COMO ASSIM EU NÃO COMO NADA?? POR ACASO CADÁVERES AGORA SÃO OS ÚNICOS "ALIMENTOS" DO MUNDO??!!??!!(são alimentos???)

Em resumo, a alimentação vegana é a melhor. Comemos de tudo um pouco (vide pirâmide alimentar). Equilíbrio é tudo. Para tudo na vida e na natrureza é necessário o equilíbrio. Equilíbrio mental, emocional, físico, no PH da água, para andar, para respirar... enfim, para TUDO, inclusive na alimentação!
Tudo em excesso faz mal, inclusive proteínas em excesso, o que uma dieta carnívora/onívora oferece, pois causam câncer e doenças cardiacas. Não só proteínas, mas a gordura animal em si.

Fast Food





Meu intuito com este blog é justamente provar para as pessoas que, ser Vegan não é difícil, tão pouco sofrível ou "sem alternativas alimentares".
Muito pelo contrário.

Não deixem que a mídia digam para vocês o que é "certo", o que é "gostoso", o que você deve comer ou não. Comerciais já tem esse nome por isso mesmo: COMÉRCIO, DINHEIRO.

O SEU DINHEIRO, A SUA VIDA, A SUA SAÚDE, O SEU PLANETA, NA LATA DO LIXO, OU PIOR, NUMA COVA!

LIBERTE-SE!
DESPERTE!

GO VEGAN!

Um comentário:

  1. Adorei, Babi!!!
    Que bom que deu certo... ;)

    Vou te enviar umas receitas.
    Beijos.

    ResponderExcluir